h1

Personalidades

A evolução da informática, começa mesmo antes da era de computação propriamente dita. Muito antes da utilização dos semi-condutores, existiram algumas personalidades que contribuiram para a evolução informática.

  • Régua de Cálculo, desenvolvida por William Oughtred em 1622 e utilizado para cálculo de Algoritmos.

    Régua de Cálculo

  • Calculador decimal construído por Blaise Pascal entre 1642 e 1644 , continha como elemento essencial uma roda dentada construída com 10 “dentes”. Cada “dente” correspondia a um algarismo, de 0 a 9.
  • Trinta anos após o Calculador Decimal surge a Máquina de Leibnitz. Criada por Gottfried Wilhem Leibnitz que conseguia efectuar a multiplicação e divisão de um modo automático.

    Máquina de Leibnitz

  • Um mecânico de teares francês, Joseph Marie Jacquard, em 1804 inventa um sistema para comandar as operações repetitivas e sequenciais do teares. Este sistema utilizava um conjunto de cartões metálicos perfurados.

    Tear de Joseph Marie Jacquard

  • Charles Xavier Thomas de Colmar, em 1818, tendo por base a Máquina de Pascal e as melhorias efectuadas por Leibnitz, inventou uma calculador que permitia efectuar cálculos complexos, por pessoas pouco experientes, num intervalo de tempo reduzido.
  • O Inglês Charles Babbage, inicia a construção de uma máquina que é a primeira aproximação de um computador, a “Difference Engine” era uma máquina construída que permitia o cálculo de valores do polinómio x^2 + 3x + 20 com uma precisão de seis décimais.
    "Difference Engine"
  • Entre 1833 e 1834, Babbage concebe uma outra máquina denominada Analytical Engine.
  • Em 1847 é publicado um volume sob o título The Mathematical Analysis of Logic de George Boole, que introduz os conceitos de lógica simbólica demonstrando que a lógica podia ser representada por equações algébricas. Este trabalho foi fundamental para a construção e programação dos computadores electrónicos.
  • Em 1886 um funcionário do United States Census Bureau, inventou uma máquina para realizar as operações de recenceamento da população. Usando a metologia descoberta por Jacquard, Hermann Hollerith criou uma máquina que “lia” cartões “de papel” perfurados em código BCD (Binary Coded Decimal) e efectuava contagens da informação referente à perfuração respectiva. Cada cartão era dividido em zonas respeitantes ao sexo, idade, morada, data de nascimento, raça e nacionalidade. A perfuração era realizada utilizando um perfurador operado manualmente que dispunha de um teclado.
  • Em 1905 nasce o primeiro díodo construído por J. Ambrose Fleming. O diodo é construído num invólucro de vidro “fechado a vácuo”, tal como a lâmpada eléctrica de filamento inventada por Edison, e contém dois eléctrodos. No diodo é possível criar o sistema binário (0/1) através da detecção da passagem ou não de corrente eléctrica. Devido a esta capacidade o diodo foi o primeiro dispositivo electrónico utilizado na construção dos computadores. Com vários diodos foi possível construir a memória binária.
  • Através da utilização de relays, tiras de estanho, lâmpadas de flash e uma tábua de cozinha de cortar pão, George Stibitz em 1937 construiu uma máquina designada por “Model K“, que em 1940 due origem ao primeiro calculador binário designado de Complex Number Calculator. A 11 de Setembro de 1940, George Stibitz criou uma rede de teleprocessamento que foi a precursora das actuais redes de comunicação de dados. O Complex Number Calculator foi denominado mais tarde Model 1 Relay Computer e funcionou até 1949.
  • Em Junho de 1945, John von Neumann propõe uma nova abordagem ao conceito do que deveria ser um computador, e hoje em dia a maioria das arquitecturas estão assentes no conceito de John von Neumann.
  • Em 1946 é criado o ENIAC (Electronical Numerical Integrator and Computer) e resulta do trabalho de uma equipa da Moore School da Universidade da Pensilvânia. A equipa era coordenada Herman Goldstine contava com John Eckert, John Mauchly e John von Neumann, entre outros.


  • O Professor Howard Aiken da Universidade de Harvard, em 1947 constroi um computador totalmente electrónico designado de MARK II que é o sucessor do MARK I, construído em 1944 mas de base electromecânica.
  • Em 1948, o Prof. F. C. Williams e o Prof. Tom Kilburn, da Universidade de Manchester, terão finalizado a construção do que terá sido o primeiro computador electrónico inglês, o Manchester Mark I – The Baby Machine. Foi neste protótipo que foi executado pela primeira vez em todo o mundo, em 21 de Junho de 1948, um programa armazenado na memória interna de um computador digital.
  • Em 1971, Niklaus Wirth cria uma linguagem simbólica (PASCAL) tendo em vista o ensino das técnicas de programação e dá origem às técnicas de Programação Estruturada.
  • Em 1976 na apresentação de um trabalho sobre Principles of Data-Base Management James Martin enuncia a definição de Base de Dados e os princípios a que deve obedecer um Sistema de Gestão de Base de Dados criando o conceito de separação de dados e programas.
  • Em Inglaterra finais de 1970/80, Clive Sinclair concebeu um computador minúsculo que denominou ZX81 integrando na sua Unidade Aritmética e Lógica um interpretador para uma linguagem de programação (BASIC – Beginers All-purpose Symbolic Instruction Code).
  • Durante o mesmo período mas do outro lado do oceano, Steven Jobs e Steven Wozinak apresentam o Apple I.Na mesma época, Bill Gates adquire um sistema operativo (Q-DOS).
  • Em conjunto com Paul Allen criam a Microsoft e lançam o MS-DOS, e alguns anos depois o nosso conhecido windows.

[home]